BENJI KAPLAN
press
"Chorando Sete Cores é uma prova das habilidades de Kaplan como compositor, arranjador e visionário musical, que esbanjou qualidades musicais alinhadas a sua profunda conexão pelo Brasil." - Geaninne Reid
"Um Violonista com técnica e sensibilidade impecável. Meditações no Violão é uma coleção de composições poéticas e refinadas, que quando tocadas expressam equilíbrio perfeito entre intelecto e emoção".
"Uma experiência musical para exaltar - belas obras impecavelmente executadas e ricas em criatividade"
- Grady Harp
Entrevista na rádio com meu querido amigo e compositor Makely Ka e a apresentadora Waleska Falci - Programa Almanaque da Rádio Inconfidência.
Destaque no site
da Anna Ramalho
"...esse disco é uma combinação rara de timbres e cores que soam de forma rica, ousada e aventureira ..." - Mike Greenblatt
"Um festival de cores com as notas de sopros e metais saltitantes misturado a tranquilidade e exuberância harmônica, proficientemente em clima de alegria e brincadeira cheia de elaboração. Uma verdadeira realização de Kaplan, que se estabelece no papel de compositor, visionário e contador de histórias através da música."
Entrevista com Luiz Fernando Freitas -
UFMG (Universidade federal de Minas).
gapplegate music review - 19/10/16
Esse álbum é um maravilhoso trabalho que me encheu de surpresa e alegria ... Este homem é de outro mundo! Ele tem algo a mais!
World Music Report - 7/9/17
"O estilo idiossincrático e exploratório de Kaplan, temáticamente desafiante e audazmente expressivo me surpreendeu. Podemos entender prontamente porque Guinga encontrou tanto para admirar a música deste compositor. Este é realmente um negócio maior do que jamais poderia ter imaginado ou expressado em uma revisão de quinhentos e dez (palavras).
Latina - Monthly Brazilian Magazine/Journal - March Edition
Entrevista na rádio com Gene de Souza para seu programa de rádio semanal Café Brasil em 24/06/18
Veritas Vampirus - 9/9/16
By Mark S. Tucker, Journalist
"O grau de inteligência imergido para os cantos mais profundos de cada batida e medida deste tesouro nos diz que não importa o que sua busca poderia ter sido, o resultado teria sido simultaneamente sobrenatural enquanto exclusivamente terreno."
..."Um dos melhores discos do ano."
Perceptive Travel - 1/9/16
"Ouvindo o disco de Kaplan você poderia ter tirado a conclusão de que este álbum de música brasileira contemporanea é um trabalho de um nativo do Brasil"
Afropop Worldwide - (Concert Preview) - 21/7/16
"Para um guitarrista do bebop/jazz, Uai Sô é um álbum surpreendente que foi primorosamente composto e cuidadosamente arranjado."
Milwaukee Journal Sentinel - 16/9/16
"Kaplan compõe e funde com maestria o jazz, o samba, a música clássica e o baião desenhados pelo seu violão e vocais pensativos."
Midwest Book Review
(music cd shelf) - 11/10/16
"Uai Sô, prazeroso aos ouvidos, recomendadíssimo para as coleções de world music."
“Benji Kaplan apresenta 12 de suas músicas com arranjos completos com diferentes formações e tamanhos. Uai Sô combina o velho mundo de sons e harmonias com ângulos complexos com o melhor da música brasleira contemporanea".
WRUV Reviews - 11/7/16
"Compositor, cantor e guitarrista de jazz, o nova iorquino Kaplan se entrega a sua paixão pelas tradições musicais brasileiras, altamente artísticas, com ofertas teatrais e sonoridade habilmente criativas do espírito de Hermeto Pascoal & afins. Os arranjos são lindos e fascinantes."
"Este disco é uma viagem selvagem para o ouvinte aventureiro e curioso que queira saber o que o Brasil soa numa rota diferente de um caminho usual."
O Tempo - BH Brazil - 11/26/2014
O Estado de Minas - BH Brazil - 11/26/2014
The Jazz Word Review
"... uma representação requintada das harmonias e ritmos da música brasileira
misturado com jazz e técnicas modernas do violão clássico"
MIDWEST RECORD REVIEW
"Um garoto de Nova York com o brasil no sangue e o que parece ser uma mente de relâmpago"
"Uma paisagem musical surpreendentemente linda ... A intensidade de espírito de Rita pode parecer uma mistura estranha com a complexidade discreta de Benji, mas é um ajuste bastante lógico. Você realmente não pode fazer melhor do que esses dois quando se trata de musicos atuais deste gênero". - Aaron Carnes
Entrevista com Baruch Zeichner -Programma "Paradigms" 3/25/18
"Isso é o mais é um supra-sumo musical e eu tenho a sensação de que Nazaré, Villa-Lobos, Baden Powell e Guinga iriam (ou deveriam) aprovar de todo coração" - Raul da Gama" - Raul da Gama
"Um verdadeiro embaixador da música brasileira em Nova York"
-Marcelo Petti
"O disco todo é repleto de soluções sonoras inesperadas que levam a caminhos ainda inexplorados, sem pausas para as muletas dos clichês."
- (Brazilian journalist & music critic) Tárik de Souza
"A um passeio de Nova Iorque através de composições que misturam a música brasileira, o jazz e o erudito. É desta forma que o compositor e violonista nova-iorquino Benji Kaplan constrói um autorretrato de suas influências e de sua vida no disco “Chorando Sete Cores"
Entrevista com Jassvan de Lima e Augusto Ghiotto na Rádio Som do Brasil em Nova York - Columbia University. 4/18
"O que mais chama a atenção nesse álbum de Benji, é com certeza o fato dele ter colocado as suas noções eruditas em um lugar de música brasileira. O músico, ao lado de outros, e com 6 instrumentos, criou, produziu e gravou músicas com referências de estilos nacionais marcantes, como o maracatu, samba, baião, choro, bolero e maxixe."
"Kaplan é um compositor visionário. Esta música fornece um fio consistente que podemos apreciar, voltar e recomendar para os próximos anos. A música é variada em cor e estilo, o resultado é puro prazer musical."
"Este disco é excelente em todos os sentidos. Ele é a novidade que os ouvidos cansados estão pedindo já a muito tempo."
-Chris Spector, Midwest Record
"Um tour de force de luzes, vibrações e sons encantadores ... Com Benji Kaplan, é um pouco como se Erik Satie estivesse pousando no Rio carnaval. Em tal nível de confronto musical, fica claro que vale a pena escutar o disco mais recente deste prodígio. Nascido no Brooklyn, NY, filho de um pai cubano de ascendência judaica russa e uma mãe judia austríaca, Benji Kaplan combina as culturas de Nova York, Europa Central, Latino e Brasileira, resultando em uma mistura rica de sons e cores."
- François Becquart
"Sua música colorida contemporânea contém padrões diferentes, sujeitos a muitos estados de espírito e histórias. Brincalhão, mas profundo."
"Este tipo de conjunto permite que os arranjos de Kaplan prosperem em contrapontos infinitos, mantendo uma sensação íntima. É sobre sentimentos e texturas e a celebração da beleza."
- Marc Philips- Marc Philips
"...(Chorando Sete Cores)
""...Chorando Sete Cores) é um álbum encantador e vibrante...
...perfeito para os fãs de jazz que acham que já ouviram tudo. "